A partir de proposta de Valdeci, professora Esther Pillar Grossi é condecorada com Medalha do Parlamento gaúcho

A trajetória de mais de meio século de dedicação da professora santa-mariense Esther Pillar Grossi à educação, à alfabetização e à inclusão social foi homenageada nesta segunda-feira (22), na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. A cerimônia de outorga da Medalha da 56ª Legislatura, proposta pelo deputado Valdeci Oliveira, ocorreu no Salão Júlio de Castilhos do Palácio Farroupilha e contou com a presença de familiares, professores, alunos e ex-alunos e colegas da homenageada. “Muito me honra conceder esta Medalha à fundadora do GEEMPA, ONG criada em 1970 que desenvolve projetos de alfabetização para crianças e adultos. Muito me honra conceder esta Medalha a uma pessoa que formula práticas e pensa a Educação pelo viés da cidadania, que faz da atividade política a trincheira de luta em defesa da educação, principalmente a pública”, destacou Valdeci em seu discurso na abertura da solenidade. E, segundo o parlamentar, além do mérito inquestionável da homenageada, conceder aquela honraria à professora Esther Grossi se traduzia também como um ato de resistência. “Para a professora Esther, Educação tem de ser libertadora, tem de ser cidadã, tem de incluir, criar consciência para além do pessoal. Uma consciência social”, completou o deputado, citando experiências vinculadas à alfabetização de adultos quando era prefeito de Santa Maria.

PORTO ALEGRE – RS BRASIL 22/06/2026 – Salão Júlio de Castilhos – Medalha da 56ª Legislatura para a professora e ex-deputada federal Esther Grossi – Dep. Valdeci Oliveira (PT). Foto Fernando Gomes / ALRS.

“Quem não está aprendendo já morreu e não sabe. Quem está aprendendo realmente está vivendo”, disse a homenageada em seu discurso de agradecimento, citando Freud e Paulo Freire. Esther Grossi também comparou os estudantes atuais com os de ontem e aqueles que virão no futuro. “O processo de aprender é único em cada sala de aula. Os alunos de hoje são muito diferentes daqueles de tempos atrás. E serão diferentes a cada ano que passa”, avaliou, destacando a necessidade de os professores estarem constantemente se atualizando, aprendendo sempre. Diante da secretária estadual de educação, Raquel Teixeira, Esther aproveitou para fazer uma pergunta retórica sobre algo que a preocupa muito: “Porque nas escolas públicas, de classes populares, as aprendizagens são muito poucas? Porque se desconhece uma metodologia adequada para ensinar”, respondeu, citando o caso de alunos autistas. “Ai se faz uma adequação das exigências, mas isso é um equívoco muitíssimo grande, pois a melhor coisa que se descobriu no século passado é que todos podem aprender”, afirmou. Entre as diversas experiências relatadas durante sua fala, Esther falou de uma atual, a de ensinar professores, pois, segundo ela, a igualdade social somente será adquirida a partir dos próprios pobres, que precisam se sentir inseridos. E para isso, a primeira coisa a fazer é aprender a ler e escrever e seguir aprendendo, estudando. “Descobrimos que é preciso ir no topo, ensinar os professores a ensinar outros professores e estes as crianças e adolescentes. E ensinando, muitas pessoas irão aprender. E vamos fazer um mundo mais feliz”, defendeu.

PORTO ALEGRE – RS BRASIL 22/06/2026 – Salão Júlio de Castilhos – Medalha da 56ª Legislatura para a professora e ex-deputada federal Esther Grossi – Dep. Valdeci Oliveira (PT). Foto Fernando Gomes / ALRS.

Ao final da cerimônia, Valdeci fez questão de destacar que naquele momento era o cidadão, o pai, o avô e o militante social quem agradecia pela nobre oportunidade. “Nesta homenagem quem agradece somos todos nós. Muito obrigado, professora Esther Grossi. Obrigado pelo exemplo, pelas contribuições e pelo compromisso com a educação gaúcha e brasileira”.

No encerramento da atividade, os presentes ainda foram brindados com uma das marcas da homenageada: a distribuição de merengues feitos pela própria Esther. Também participaram da outorga da medalha a deputada estadual Sofia Cavedon, o deputado federal Paulo Pimenta, a ex-deputada Manuela D´Avila e o vice-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professor Pedro de Almeida Costa.

Rolar para cima